terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Levítico







O titulo desde livro vem da Vulgata latina e significa "questões levitas" (a Vulgata foi a tradução latina usada pela igreja Católica Apostólica Romana por mais de um milênio.)









  • Escritor da vez: Em geral, acredita-se que MOISÉS  é o autor, como confirmado em LEVÍTICO 27:34.
  • Quem recebeu a Mensagem:  Os Israelitas. Eles ainda estavam acampados ao pé do monte Sinai, provavelmente em estado de êxtase, depois de testemunharem a glória de Deus encher a Tenda Sagrada (ÊXODO 40:34)

  • Quando o texto foi escrito: Entre 1445 e 1405 a.C
  • Introduzindo o assunto:  LEVÍTICO começa logo após a Tenda Sagrada ("Habitação temporária" de Deus no deserto, que precedeu o templo permanente  em Jerusalém) ser construída dotes de liderar a adoração na Tenda Sagrada, bem como a responsabilidade das pessoas de serem fiéis à lei de Deus. Os 17 primeiros capítulos são sobre a redenção nos moldes da antiga aliança ou seja, o caminho para Deus, enquanto os 10 últimos capítulos tratam da restauração, ou o nosso caminhar com Deus. O tema principal que passa por todos os 27 capítulos deste livro é a santidade absoluta de Deus.
  •  Merece Destaque: O texto de LEVÍTICO 19.14 descreve uma lei maltratar uma pessoa surda ou cega. Enquanto as sociedades, ao longo da história, muitas vezes têm desprezado e até mesmo abusado do deficiente físico, Deus sempre demonstrou compaixão para com ele.

  • Bate - Papo: O cap. 25 descreve o Ano da Liberdade, que, de acordo com a declaração de Deus, deveria acontecer uma vez a cada 50 anos (Versículos 8.17). Durante esses 12 meses, qualquer preso em cativeiro deveria ser perdoado... qualquer um! Desde alguém que tinha uma divida  de cartão de crédito até o condenado de um presídio de segurança! Era a provisão misericórdia de Deus para as pessoas que estavam passando no períodos difíceis, dando a elas a oportunidade de se recuperar. Foi uma estratégia original e eficaz de Deus para impedir o aumento dos preços. O que você acha desde conceito? Com seria viver essa experiência hoje?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário