segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Princípios para um Namoro Cristão






1. Se acontecer o sexo entre o casal de namorados, eles serão condenados, mesmo que depois o casamento se concretize? 


Primeiramente, o conceito de condenação está errado se pensado dessa forma. Seremos condenados se não crermos em Jesus Cristo, no sacrifício realizado em nosso favor. E segundo, não podemos usar subterfúgios para apoiar o ato sexual antes do casamento, mesmo que se espere um casamento no futuro com a atual pessoa. O sexo, conforme diz a palavra de Deus, é para ser realizado e consumado dentro do casamento. I Cor 7:9. “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se”.

2. Devemos rejeitar ou aconselhar os homossexuais?

Jamais devemos rejeitá-los, e com o amor de Cristo, amá-los. Não devemos viver ausentes dessas pessoas, lembrando sempre que Cristo se relacionava com prostitutas, pessoas indignas, indignas como eu, e Ele os transformava de uma natureza perversa e pecaminosa, em pessoas santas, que refletiam o caráter de Cristo. Hoje essa pessoa não está no seu estado normal , mas, a graça de Deus continua a transformar vidas ainda hoje. Quanto a aconselhar, precisamos antes ouví-los pois há uma série de fatores por procedem assim, e então apresentar o evangelho de Cristo, pois Nele, depois da cruz nenhuma maldição fica.


3. Muitas mulheres provocam os homens a todo momento com roupas curtas e sensuais. Devido a essa realidade, pecamos diariamente. O que fazer? 

A palavra de Deus nos diz que: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”. Mat.6:22. Para o cristão ter bons olhos, implica em ter uma mente excelente, para o que é respeitável e de boa fama.A luz começa de dentro para fora , e esta luz é Cristo. Se usarmos esta visão, Se esse pecado acontece diariamente, é porque os nossos olhos ainda são maus. Clame pela salvação de Jesus Cristo. A palavra também diz para as mulheres se trajarem comportadamente. Em I Timóteo 2:9 “ Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,”


4. Como eu posso começar a namorar se eu me nego a ficar, é possível? 

Se ele (a) exerce pressão, que só após o ficar para namorar, ele (a) está te enganando.Não ama você. “ o amor não se porta com indecência...” I Cor 13:5. O amor jamais age fora de lugar ou contrariamente ao seu caráter, nenhum homem mal criado, rude e sem boas maneiras pode ser um cristão. O amor nada faz do que alguém se possa envergonhar; toda a sua conduta é decorosa e apropriada. É possível namorar sem ficar, e, assim, ficar eternamente juntos.


5. Ficar é pecado?E cite um versículo bíblico. 
Formidável pergunta, não! Para uma sociedade com apreço a moda onde tudo é descartável, faço uma outra pergunta: o que é pecado? – pecado é errar o alvo. Ficar está no mesmo patamar da fornicação, é o momento que se está com aquela pessoa onde não há um comprometimento sério que visa o casamento. Tudo isto é movido por um sentimento de auto-realização, de prazer transitório.Em outras palavras Ficar significa: interesses, interesses, interesses. I Cor 13:5. “ O amor não busca os seus interesses...” . Se você e eu não concordarmos com a palavra de Deus, ai está: somos movidos pelos nossos interesses.

6. Como esperar um namoro em Cristo sendo que eles demoram demais e os de fora vêm mais rápidos? 

Querido (a), eu também já cheguei a pensar assim. Parece que no mundo todos os fatores contribuem para um “final feliz”. O namoro vem depressa, o casamento de concretiza, etc. Para o mundo também o namoro passa mais depressa o casamento se desconcerta, etc, não quero generalizar. O mundo é movido por concupisciências *(1). Só poderemos ter êxito no namoro (relacionamento conjugal) se esperarmos em Cristo.Ou duvidamos que Ele pode nos dar o que desejamos? Amado (a), desconcentre sua mente do verbo demorar, para a pessoa de Critso, pois Ele move o mundo por você, ainda que nossos ouvidos não o ouçam, e os olhos não o vejam. *(2).Pois meu futuro relacionamento depende disso. 
*(1) I Joao 2:14-17. *(2) Isa 64:4.


7. O que leva um homem a gostar de outro homem, e uma mulher a gostar de outra mulher?
 
Não existe acordo entre as autoridades quanto a causa da homossexualidade, mas parece desenvolver-se bem cedo na vida. Alguns afirmam ser congênita e pré-determinada fisicamente. Mas o peso da evidência sugere que a homossexualidade é principalmente resultante de um relacionamento errado entre a criança e um dos pais. A rejeição do sexo da criança pelos pais, a infelicidade conjugal destes, o antagonismo contra o pai do sexo oposto, ou a forte atração pelo pai do mesmo sexo tem sido igualmente sugerido como causas da homossexualidade. Não existe uma causa única, mas todos esses fatores se unem para influenciar o desenvolvimento da identidade sexual da criança. O homossexualismo não aprece repentinamente nos anos da adolescência. Ele pode tornar-se aparente nessa idade, mas suas raízes se aprofundam no passado dos indivíduos. Retirado do livro: Jovens, sexo e o amor, Dr Wilson W.Grant.
Isto não os isenta de culpa ou de nenhuma culpa. Romanos Cap.1 trata dessa questão com seriedade, tais homens são indesculpáveis. Mas a graça é para o pecador que recebe a Cristo.Rom 5:21.


8. Ficar perto de uma pessoa do sexo oposto, provoca a vontade de ficar com essa pessoa. Só sentindo essa vontade é pecado? 

Creio que Deus criou homem e mulher para se relacionar. E o ponto elevado deste relacionamento se culmina no casamento dentro da vontade de Deus. Agora no que tange a ficar com essa pessoa ou não ficar, verificar a resposta na questão 5.



9. O que significa amor, traição, ódio, arrogância e ignorância para a igreja hoje? 

Meu querido (a), uma pergunta com dimensões variadas. Sugando a palavra amor aqui mencionada, que é a própria essência divina ( de Deus), as demais são obra de uma natureza pecaminosa que vive em conflito consigo mesma. Isso se reflete nos relacionamentos pais/filhos, no namoro, no casamento, etc. Mas existe um único remédio para tudo isso: O filho de Deus: Jesus Cristo. Tito 3:3-7.



10. Como deve ser o verdadeiro namoro cristão? E até que ponto podemos ir? 

Se é cristão; que glorifique a Cristo. Em outras palavras, que seja respeitável: que conserve a fragilidade do outro. Honesto: que não violente as emoções e os sentimentos do parceiro(a). Justo: que espera até o casamento para o intercurso sexual. Puro: jubila-se com a verdade. Amável: ser decoroso no caminhar em meio as tentações. Até que ponto se pode ir é em segundo plano; pois o primeiro plano é o amor que é dado por Deus para com o outro, esse esteja no ponto, e assim mostrará até que ponto podemos ir.



11. É jugo desigual namorar com uma pessoa de outra denominação, levando em conta que os usos e costumes são diferentes? 

É uma pergunta diferente.Não tenho uma resposta em relação a isso pelo que entendi. Mas vou esclarecer um outro argumento que talvez traga luz a este. II Cor 6:14. Deve-se considerar que não há restrições a relacionamentos com os incrédulos, senão os cristãos deveriam sair do próprio mundo. Mas certas relações íntimas, isto a palavra contesta. No matrimônio, para ter uma relação ideal harmoniosa e produtiva (sobretudo do ponto de vista espiritual), é necessário que ambos bebam da mesma fonte, alimentem-se do mesmo pão, que é Cristo.

12. Meus pensamentos me acusam, penso em sexo constantemente. O que devo fazer? 

Pensar sobre sexo é normal. É também um sinal que você é normal. Agora o que acusa é o sentimento por trás deste desejo que fantasia, tornando um desejo impuro, gerando o pecado contra o Espírito de Deus que habita em nós. O homem regenerado não está isento, mas a palavra de Deus nos consola e nos dá firmeza, pois está escrito em: Rom 12;2 e Fil.4: 5 e 8. O Deus que pede, Ele mesmo realiza isto em nós por sua graça e poder mediante Jesus Cristo.


13. Sexo antes do casamento é pecado? Se for, onde está escrito na bíblia? 

Assim Deus afirma: “Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas,e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. Apoc.21:8. Este primeiro relato acontecerá com pessoas que amaram esses pecados. Efésios 5:5 diz: “ Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.
Este segundo relato é de pessoas que foram libertas do pecados e das práticas pecaminosas, e o apostolo Paulo os faz lembrar deste fato; pois naquelas condições o homem não tem lugar no reino de Cristo. Fornicação significa: relação sexual de pessoa não casada com pessoa casada ou não. Está na bíblia, em qual dos dois relatos nossa vida se entrelaça? Agora pois, viva a palavra de Deus, e serás bem aventurado.

14. Eu estava em uma corrente de oração, e tudo o que pedi era só alguém ao meu lado, não só para um namoro, mas sim para termos uma vida juntos, eu não a tenho mais, não fui um bom homem? 

Nós como seres finitos, estamos sujeito a errar e a aprender. A graça de Deus se manifestou em nossas vidas, perdoando todos os pecados. Basta a nós também nos perdoar, e trilhar pela maravilhosa graça. A vida de Cristo em nós é um projeto que a graça não terminou ainda, mas ser pela graça é ser, homem que tenha amor proveniente da graça, ser misericordioso pela graça, ter relacionamentos pela graça, seja num namoro ou num casamento. Deus fará de nós, homens e mulheres capazes, por sua graça. I Cor 15:10.

15. Começo a gostar de uma garota(o) que não crê em Cristo, devo começar a namorar e falar de Cristo a ele(a)? 

Nosso papel como cristãos neste mundo , cito aqui pelo menos 2 pontos bases: 1º - viver para a glória de Deus e 2º - anunciar a Cristo. Nós forçamos algumas diretrizes da palavra de Deus para nos beneficiar, embora que tenha boas realizações mais adiante, e isto é se houver. É “ forçar a barra”. O relacionamento é coisa séria. Devemos ser sinceros e sérios com que a palavra de Deus afirma. Deus não precisa da nossa esperteza (beneficiadora p/nós mesmos ) para salvar uma pessoa. Nós usamos o nome de Cristo para conseguir o que desejamos. Avalie seu testemunho à luz da palavra de Deus. “ Ocupa-te em viver para a glória de Deus, e Deus se ocupará em satisfazer-te”.

16. Minha amiga e seu namorado tiveram a primeira relação sexual, como devo proceder para com ela? 

Com amor, como seu mestre Jesus Cristo procedeu com a mulher pega em adultério, episódio este narrado no evangelho de João capítulo 8. O Espírito Santo leva os pecadores a se arrependerem, e não mais viverem na prática do pecado. Rogo também ao Espírito Santo, que te ensine como proceder com eles, com graça.

17. Quando duas pessoas cristãs se gostam , e vão pedir permissão para os pais e , os pais de um deixam e os pais do outro não deixam, o que fazer? 

Uma pergunta difícil. Porque a resposta pode ser dura. A maneira simples de resolver, é obedecendo. Esta é a melhor e a mais difícil maneira para o cristão receber. Aguardar no tempo do Senhor, levando sempre diante do trono da graça esta questão em oração, para achar misericórdia e consolo. Não é uma atitude fácil de ser resolvida, espere na ação de Deus, como lhe apraz, assim Ele o fará. Col 3:20 e Sal 37:4. Um lembrete: Os pais sábios irão resistir as pressões de permitir que o filho conduza sua própria vida cedo demais; mas, ao mesmo tempo, não restringirão excessivamente o rapaz ou a moça para o crescimento num relacionamento.

18. Como podemos esperar um namoro da “igreja”? Como podemos ter convicção que ele (a) é a pessoa certa? 

Não encontro uma resposta para essa questão. Porém posso colocar algumas características que desejamos nessa pessoa da igreja. Citarei algumas que valem a pena nos referir. Uma pessoa que ama a Deus; que conversa com você; sai a passear com você; ri com você; alguém a quem você gosta de olhar; alguém que partilha seu senso do que é importante; alguém que você confia, etc. A convicção é uma confiança que só Deus pode nos dar.Em outras palavras, sermos guiados e estarmos sensíveis ao Espírito de Deus. Que Deus dê graça, pois necessitamos de graça para de fato podermos amar uma pessoa que será parte de nossa história.

19. Masturbação é pecado? 

Esta pergunta é interessante e não quer se calar. E não existe uma questão mais controversa no campo da sexologia do que esta. Em primeiro lugar a bíblia nada fala sobre isso. Mas comenta sobre a polução noturna do homem e da mulher, em Levítico Cap.15. Não podemos afirmar categoricamente que a masturbação é pecado. E não podemos afirmar categoricamente que a masturbação não é pecado. É uma experiência universal de todos os Homens. Ela pode chegar a causar uma ejaculação precoce na relação sexual no casamento, caso essa prática se repita por muitas vezes. A masturbação é usada na maioria das vezes para um desafogo sexual para a pessoa solteira. Mas citarei algumas considerações para se evitar a masturbação.
1º - a masturbação geralmente é ligada a fantasia e pensamentos lascivos.( MAT 5:28).
2º - o ato sexual conforme o conselho divino é para ser realizado por duas pessoas de sexos opostos, no casamento.
3º - quase que universalmente a masturbação é acompanhada de sentimento de culpa, interferindo assim no crescimento espiritual do cristão..
Portanto se a masturbação tem sido um problema constante para voçê irmão , recorra ao trono ( não tribunal de contas ) da graça de Deus, e Ele tratará com você, afinal Ele quem quis dar a nós este extraordinário dom.

20. Se masturbação não é pecado, o que é prazer da carne? 

Eu não afirmei que a masturbação é pecado ou não.E nem a palavra de Deus afirma. Em relação aos prazeres da carne, o texto bíblico que melhor fala deste assunto é Gálatas Cap.5:19-21. Apenas comentarei duas obras da carne ali citados:
1º a prostituição; é obra do pecado, é o sexo entre pessoas não casadas com pessoas casadas ou não. O humanismo cada vez mais lança sua filosofia de vida aos homens, incutindo em nossas mentes que o prazer está acima de tudo, principalmente o prazer sexual. “ O rapaz ou a moça que não transa com seu parceiro, é um babaca alienado do mundo”. É rejeitado e discriminado, como uma pessoa que não tem personalidade.
2º a lascívia: é a irmã gêmea da prostituição; é um indivíduo que ama a sua conduta vergonhosa, com sua sensualidade, a imoralidade sexual, a libertinagem e a luxúria, coisas estas, que os que a praticam não podem herdar o reino de Deus. Gal 5:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário