segunda-feira, 4 de abril de 2016

De que lado você está


De que lado você está


Personagem cheio de dúvidas e insegurança não sabe que rumo dar em sua vida…
Quadros apresentam suas alternativas
Personagens:
Apresentador;
Plateia;
1º QUADRO (preto);
2º QUADRO (preto);
3º QUADRO (branco);
4º QUADRO (branco);
Preto/Branco.
CENÁRIO : Em cena estão quatro molduras. Atrás das quatro molduras estão em ordem: 1º QUADRO, 2º QUADRO, 3º QUADRO e 4º QUADRO.
VESTUÁRIO : Os atores brancos vestem-se predominantemente de branco e os atores pretos predominantemente de preto. O ator Preto/Branco veste-se de cores pretas e brancas. O APRESENTADOR usa roupa normal, bem como o ator PLATEIA
ILUMINAÇÃO : Direcionada para cada moldura existe uma luz. Para as molduras com Brancos a luz é azul e para as molduras Pretas a luz é vermelha. Estas luzes podem estar: APAGADAS, FRACAS OU FORTES. Direcionada para o meio existe uma luz azul forte.
SONORIZAÇÃO : Apenas parte da música “Palácios”, do Rebanhão é tocada.
INÍCIO
CENÁRIO: As quatro molduras estão no palco, duas de um lado e duas do outro.
ILUMINAÇÃO: Nas quatro molduras a luz é FRACA.
.
O APRESENTADOR entra em cena, vai ao meio do palco e diz:
APRESENTADOR: Senhoras e Senhores, boa noite. Vocês estão convidados a assistir uma peça que nos mostrará diversas pessoas “emolduradas”, ou seja, passearemos por uma galeria de arte onde cada quadro representa uma pessoa, com seus sentimentos, certezas e pensamentos. Afinal, cada um faz de sua vida o que quer, segue seus próprios rumos, como cada um de nós.
APRESENTADOR sai de cena. Instante de silêncio.
O PLATEIA, que está sentado no meio do público, diz em voz alta:
PLATEIA: Até parece que cada um sabe o que quer!ALGUÉM: SHHH!
PLATEIA fica quieto um tempo, mas depois diz:
PLATEIA: Sinto muito, mas não dá pra ficar calado. Nem todos sabem o que querem da vida!
Levanta-se e sai andando e falando:
PLATEIA: Estive pensando: De onde vim? Para onde vou? Quem eu sou? O Que sou? Quem me criou? … Alguém me criou? Ah! Que confusão!
PLATEIA chega ao palco.
PLATEIA: Nem mesmo sei quem sou. Será que sou o único confuso? Será que as outras pessoas sabem o que querem?
Olha para o 1ºQUADRO e diz:
PLATEIA: Hei, psiu … quem é você?
A luz vermelha da moldura aumenta de intensidade.
1º QUADRO: Pará com isso! A vida é curta demais pra se ficar parado pensando. Sem medo de ser feliz. Vá a luta pois, quem não chora não mama. A vida é um festa , é praia, é verão. Destrua as Ondas e não as praias. Salve o Verde. Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa. O que passou, passou. Morô meu!
Diminui a intensidade da luz vermelha.
PLATEIA: Maneiro. É talvez eu seja muito jovem pra ficar pensando nestas coisas. Devo curtir o Sol, a praia, e os amigos.
Olhando agora para o 3ºQUADRO, pergunta:
PLATEIA: E AÍ quadrinho. Concorda com isso. O que você pensa? Fala aí .
A luz azul da moldura aumenta.
3º QUADRO: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.
A luz azul diminui de intensidade.
PLATEIA: Que quadro estranho. Fala pouco. Mas me diz muito. Não dá pra ficar curtindo só a praia. Alguém me criou. O criador. Quem é o Criador?
A luz vermelha do 2ºQUADRO aumenta.
2º QUADRO: NÃO ACREDITE NELE! É tudo mentira. Você foi criado das estrelas, é filho do universo. Veio de outro planeta. Saiu do Macaco. Você é Deus. Viveu muitas vezes antes. Acredite em mim.
Diminui a luz vermelha.
PLATEIA: Que confusão! Agora realmente estou em dúvida.
Olha para o último quadro.
PLATEIA: Só falto ouvir você. Pode falar.
A Luz azul fica forte.
4º QUADRO: Não se turbe o vosso coração, credes em Deus. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e tudo o mais, Ele o fará.
A Luz azul enfraquece e a luz vermelha do 1ºQUADRO aumenta.
1º QUADRO: Hei, não desperdice o seu fim de semana. Não entra nessa. Este quadro aí não está com nada.
Enfraquece a luz vermelha. Aumenta a luz vermelha do 2ºQUADRO.
2º QUADRO: Tudo é uma questão de evolução. Você precisa viver outras vidas.
Troca de novo: luz vermelha do 2ºQUADRO enfraquece, luz vermelha do 1ºQUADRO aumenta.
1º QUADRO: Se eu fosse você tentaria relaxar. Experimente fazer Yoga, meditação.
PLATEIA acompanha a discussão meio perdido.
Luz vermelha do 1ºQUADRO enfraquece e aumenta luz vermelha do 2ºQUADRO.
2º QUADRO: Ufologia. Contatos extraterrenos podem te ajudar.
Luz vermelha do 1ºQUADRO aumenta, mas a luz vermelha do 2ºQUADRO continua forte.
1º QUADRO: Havaí, não há nada que um dia de surf não cure!
A iluminação permanece como está
2º QUADRO: Tarô, búzios, magia negra.
1º QUADRO: Cervejinha,mulheres, cigarrinho. Uma Decisão inteligente. O Sucesso!
2º QUADRO: Ocultismo, hipnose, poder da mente.
1º QUADRO: Sexo, drogas e rock’ in roll!
Luzes vermelhas enfraquecem juntas, Luz AZUL do 3ºQUADRO fica forte.
3º QUADRO: Você precisa de JESUS!
Parada total por três segundos.
3º QUADRO: Ele te ama e quer te ajudar.
Luz azul do 4ºQUADRO forte.
4º QUADRO: Sim, Ele se importa com você. Morreu para te salvar.
PLATEIA: Preciso de ajuda.
luzes Vermelhas fortes, também.
1º QUADRO: Vem pra cá!
2º QUADRO: Não, Vem pra cá!
PLATEIA para, abaixa cabeça confuso e diz:
PLATEIA: Preciso pensar.
Todas as luzes fracas.
PLATEIA caminha triste.
PLATEIA: O que devo fazer? É tudo tão confuso. Onde está a verdade? Alguém precisa me ajudar. Será que Jesus pode me ajudar? Estou com medo.
1º QUADRO: Que isto! Deixa de ser covarde! Fica aí falando que está com medo. Tem que ser Homem …
PLATEIA: Não é isso. Você não me entende. Não é este tipo de medo …
4º QUADRO: Eu sei o que você quer dizer. A palavra de Deus diz: “Não temas porque Eu sou contigo, não te assombres porque sou teu Deus, Eu te ajudo e te guio e te sustento com a minha destra fiel”.
PLATEIA: Deus novamente. Quem é Deus. Como achar Deus?
2º QUADRO: Deus é você, cara! Vê se entende. Você pode saber tudo, é só usar o tarô. Pode fazer o que você quiser com a magia negra…
PLATEIA: Não! Isto é perigoso. Não vou me meter nisto. Afinal, tudo que quero fazer é o certo. Tudo que quero saber é a verdade.
3º QUADRO: A Verdade é realmente importante, amigo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
4º QUADRO: E para achar a Verdade, precisa-se procurar por ela. “Buscar-me-eis e me achareis quando buscar de todo coração”.
1º QUADRO: Que verdade o quê ! Você faz a justiça, você faz a verd…
PLATEIA: FICA QUIETO, CARA. Preciso de um amigo para me ajudar a encontrar a verdade.
1º QUADRO: Eu sou seu amigo. Amigo de todos. Amigo do mar, do céu, do bem, do mal…
3º QUADRO: Amigo. Já lhe disse que Jesus te ama. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Se você o achar, estará achando a verdade e o melhor amigo que alguém pode ter.
PLATEIA: Mas afinal, quem são vocês? Que diferença é esta que dá pra se notar, mas que é difícil de se explicar. São dois lados tão opostos. Em quem acreditar …
O PRETO/BRANCO entra em cena, vai ao meio do palco e declama:
PRETO/BRANCO:
Dois sentimentos profundos
dois mundos
dois corações
duas ofertas opostas
dois lados, duas ações
dois que conhecem o universo
duas mensagens também
duas pastagens
dois elos, porém paralelos
buscando alguém.
Qual tem sido a minha vida?
Uma oferece riquezas
outra riquezas e paz
uma alegria em momentos
outra tristezas jamais
um traz nos braços o abraço
e outra nas mãos um punhal
uma é a vida seguida de vida
outra um mundo infernal.
Qual é a minha vida?
Uma traz carinho
outra espinho
uma te chama e te espera
outra logo se exaspera
entre uma vida e outra
de que lado você está?
O trecho da música começa a ser tocada, aumentando de volume gradualmente e depois diminui:
3º QUADRO: Não tema, porque Deus está aqui!
PLATEIA: O que devo fazer?
4º QUADRO: Apenas mostrar que você O quer.
PLATEIA: E como faço isto?
3º QUADRO: Fale com Ele. Eu já disse que Deus está aqui. Ele está em todo lugar. Deus pode te ouvir.
PLATEIA: E como saberei que Jesus está em mim?
2º QUADRO: Você saberá. Algo vai mudar em sua vida, é só confiar.
1º QUADRO: É, mas você vai ter que parar de ir à praia.
2º QUADRO: Não vai poder mais ir ao cinema. Não vai ver televisão.
4º QUADRO: Isso não é verdade. Ser cristão é saber o que é certo e ter liberdade, e coragem, para dizer não às coisas más, que podem nos enganar, trazidas por falsos amigos.
3º QUADRO: Sim, é isto que a Palavra de Deus fala quando diz: Todas as coisas são lícitas, mas nem todas me convêm.
PLATEIA: Chega! Eu já me decidi. Eu quero uma vida com Jesus, eu já passei muito tempo me privando das minhas vontades para ser igual aos outros e não ter minha própria opinião. Quero ser diferente! Quero Jesus. Já me decidi e nada nem ninguém vai me impedir de voltar atrás.
Tempinho de silêncio
PLATEIA: Deus eu reconheço que sou pecador. Preciso de você. Jesus eu te entrego minha vida.
Acende a luz azul geral.
PLATEIA demonstra que algo mudou:
PLATEIA: O que é isto!? Sim mudou, há alegria, é Jesus.
APRESENTADOR: Sim é Jesus. Você trocou de lado, está em um novo caminho. Vai caminhar agora. Mas não está mais sozinho.
APRESENTADOR entra em cena, dirige-se para o público e diz:
APRESENTADOR: Pelo muito que vimos e ouvimos do mundo que nos cerca, aprendemos que existem muitos caminhos. Cada quadro, cada pessoa, tem seus motivos para agir como agem, pensar como pensam. Mas há algo que pode-se sentir. Digo sentir, porque existem motivos para optar por cada um deles, mas em todos falta algo que não conseguimos explicar o que é. Todos exceto um. Isto divide milhares de caminhos em apenas dois lados. O lado do bem, e o lado do mal. O lado do mal que para confundir divide-se em vários e o lado do bem, com seu único e verdadeiro caminho, e este caminho é JESUS.
É Jesus o único que pode trazer a paz. É o único que pode trazer o amor. É o único que pode trazer a VIDA, a vida eterna. De muitos modos você conseguirá se alegrar, mas tudo passará. Por exemplo, existe muita alegria dentro de uma discoteca mas certamente as luzes se apagam e a música cessa, e aí não há mais alegria. A verdadeira alegria vem de dentro e vai onde você for. Sim, só Jesus é capaz de fazer isto. Mas como explicar? Como descrever algo assim?
Há apenas um jeito de comprovar o que digo. Tendo Fé. Fé para convidar a Jesus para entrar em sua vida. Fé para admitir que é pecador, que fez muitas coisas que não devia ter feito, mas que quer realmente trocar de lado, trocar de caminho, mesmo que não entenda muito bem como fazer, saber que Jesus precisa estar dentro de você.
Para os que realmente querem isto, basta fazer uma coisa. Demonstrar a sua Fé a Deus e a todos os que o cercam. Mostrar que realmente precisa de Deus e que lhe está entregando sua vida.
APRESENTADOR dirige-se ao público e faz o apelo.


Fonte:http://www.idagospel.com/teatro/pecas-de-teatro-evangelicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário